Quatro dicas para você desenvolver o autocontrole.

Vivemos diferentes situações diariamente; precisamos cumprir com nossos compromissos profissionais, tentamos manter a atenção no que estamos fazendo e nos esforçando para não olhar para o celular a cada nova mensagem recebida, fazemos dieta alimentar para reduzir exageros (ou suprir vitaminas), praticamos atividade física para manter boa saúde e nos socializarmos, economizamos para investir na compra de um imóvel ou de uma viagem... estes são alguns exemplos das situações em nosso cotidiano que pedem o nosso autocontrole para que consigamos concluir um objetivo, manter bons relacionamentos, evitarmos algum dano, físico ou material, à nós mesmos ou para as outras pessoas.


Quando recorremos ao dicionário, encontramos algumas definições sobre o que é o autocontrole:

“Capacidade de controlar emoções, paixões, desejos e impulsos, especialmente em situações difíceis de fazê-lo.”

“Segurar impulsos, vontade. Situações que precisamos controlar nosso comportamento.”


Sabe quando alguém nos diz algo que não gostamos, e, dependendo da ocasião, precisamos manter o controle, porque uma discussão pode atrapalhar tudo?

Ou quando nos sentimos preocupados e precisamos encontrar uma maneira para nos descontrair, que não seja “atacar” uma caixa de chocolates?

Desenvolver o autocontrole em certas situações requer perceber o que "nos tira o controle" e o que fazer para nos controlarmos na próxima vez. Ou seja, o autocontrole é um comportamento. E por ser um comportamento, para que você o desenvolva, é necessário perceber:

· Em quais contextos ou situações você consegue manter o autocontrole? Por exemplo: você pode ser muito controlado com o dinheiro, mas não tem controle com sua alimentação.

· Qual estímulo influencia o seu comportamento de impulso? Por exemplo: alguma pessoa específica te deixa ansioso e você acaba se alimentando mais do que deveria?

Sempre que nos comportamos, situações antecedentes e consequentes ao nosso comportamento influenciam a sua continuidade.


Confira quatro dicas para você desenvolver o autocontrole:

1. Identifique qual o comportamento que você precisa controlar; por exemplo: “Costumo ingerir muitos doces, principalmente a noite quando estou em casa. Percebo que faço isso para aliviar minha tensão”. Neste exemplo, o alvo é o autocontrole do comportamento de ingerir doces.

2. Tente se lembrar quais as situações antecedentes ao comportamento que você precisa controlar, ou seja, quais as situações que te levam a se comportar por impulso. Os gatilhos que fazem você se comportar por impulso.

3. Perceba o que acontece quando você se comporta por impulso, ou seja, quais as consequências que este comportamento ocasionou? O que você perdeu? O que você ganhou?

4. Ao fazer este exercício, defina: como você se comportará de maneira diferente na próxima situação. Como você lidará com os estopins para que você mantenha o autocontrole?

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