Rotina pessoal e profissional: como conciliá-las?
Uma definição do verbo conciliar é “trazer harmonia”. Essa dinâmica envolve nossa qualidade de vida. Porém, conciliar trabalho e vida pessoal é um processo que realmente nunca tem fim! Até porque não conseguimos levar uma vida sem mudanças, não é verdade?
E chegamos a um ponto que é necessário fazer algumas mudanças. Quem em algum momento já sentiu alguns sinais como: ter a sensação de que nada é completado corretamente, dificuldades de sono, irritabilidade e problemas digestivos?
Estes podem ser indicadores de que nosso estado de bem-estar mudou e que é hora de agir.
Se você está neste momento de mudança, confira algumas dicas que podem te ajudar a conciliar todos os aspectos de sua vida:

Qual o tipo de equilíbrio você gostaria de alcançar entre cumprir obrigações familiares e simplesmente aproveitar com qualidade os momentos em família?
O que você fazer para direcionar seu tempo para aquilo é importante?
Algumas dicas:
Renegocie a partilha de tarefas entre pais e filhos.
Priorize certas tarefas domésticas, reduzindo o tempo gasto e aceitando que nem tudo pode ser perfeito.
Gerencie o seu tempo em casa: se proponha a fazer atividades que realmente consegue fazer.
Não importa a quantidade de coisas a serem feitas, mas sim a qualidade como são feitas. Então, faça uma coisa de cada vez.
Planeje sua semana com tarefas domésticas: direcione-as para serem concluídas ao longo da semana.

Minhas ações estão alinhadas aos meus valores pessoais?
Como posso investir na minha saúde física, psicológica e emocional?
Algumas dicas:
Identifique seus valores e sonhos. Tente perceber como o seu trabalho contribui para isso acontecer.
Livre-se de sentimentos e pensamentos que não são úteis para você.
Dedique-se um pouco do seu tempo para fazer aquilo que gosta.
Procure se conhecer e se aceitar como você é: quais os seus limites? o que você gosta de fazer para você e também para as outras pessoas? O que não gosta de fazer para você e para as outras pessoas? O que gosta e o que não gosta que as pessoas façam?

Quanto tempo e energia estou disposto a investir no trabalho agora, considerando minha dedicação às outras áreas da vida?
Como isso afeta minha jornada profissional e pessoal a longo prazo?
Algumas dicas:
Avalie questões da vida profissional que podem te estressar e o que você pode fazer para amenizá-las.
Revise periodicamente seus objetivos de carreira e hábitos no trabalho. Perceba o que pode ser aperfeiçoado e dedique-se a melhorar.
Estabeleça critérios para tomar decisões em torno das mudanças que você vislumbra.
Considere se o seu trabalho está relacionado com os seus valores pessoais.

Qual é o papel da minha rede social na minha vida?
Como podemos nos ajudar um ao outro?
Algumas dicas:
Mantenha sua rede de relacionamentos ajudando as outras pessoas. Certamente elas se lembrarão disso, e farão o mesmo por você.
Atue como apoio emocional em seus relacionamentos: escute e encoraje.
Espalhe seu talento com as outras pessoas: faça trabalho voluntário.
Faça atividades em grupo: cozinhe junto com as pessoas, ande de bicileta com um grupo, por exemplo.